RA D IOHE_A D/B_RA S IL

Fórum Brasileiro da Banda RADIOHEAD.
 
InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Os 3 padrões (de manipulação?) das pesquisas IBOPE e DataFolha E OUTROS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

MensagemAssunto: Os 3 padrões (de manipulação?) das pesquisas IBOPE e DataFolha E OUTROS   Sex Out 01, 2010 9:33 am

Há 3 padrões que observamos nas pesquisas dos institutos ligados ao PiG (Partido da Imprensa Golpista), DataFolha e IBOPE. São eles:

Conduta 1: Ampliar a vantagem de Serra
Esse padrão perdurou até o momento em que o Movimento dos Sem-Mídia (MSM) reivindicou ao Ministério Público investigação dos 4 maiores institutos de pesquisa: os dois supra citados mais Vox Populi e Sensus. Após saber que seriam investigados, DataFolha e IBOPE passaram a admitir que Dilma estava empatada com Serra. No gráfico, basta observar o “salto” que faz a curva de Dilma após a representação judicial do MSM.

Conduta 2: admitir empate e ‘segurar’ esse empate
Nesse momento, sabendo que seriam alvo de investigação, IBOPE e DataFolha passam a mostrar resultados um pouco mais condizentes com aquilo que Vox Populi e Sensus já vinham mostrando: Dilma tinha empatado com Serra e, como vinha numa ascendente, em breve o ultrapassaria. Porém, como veremos, há após isso uma “teimosia” em admitir a ultrapassagem de Serra por Dilma.

Essa teimosia tinha motivos: impedir a fuga de doações da campanha de Serra. Ninguém quer doar para um candidato que irá perder. Assim, era preciso manter Serra como um candidato competitivo. Nesse processo se destacaram as operações midiáticas para salvar o tucano paulista.

Nesse ínterim, Eduardo Guimarães, presidente do MSM, nos informava que a PF centraria suas investigações nessas estranhas pesquisas IBOPE e DataFolha. Ao mesmo tempo, o Vox Populi já passava a mostrar Dilma à frente de Serra, numa situação que já não mais seria possível considerar empate técnico.

Conduta 3: igualar-se a Vox e Sensus
O IBOPE de 20-22 de junho foi o primeiro dos dois institutos suspeitos a “cantar” a liderança de Dilma. Em seguida, percebe-se que ambos elevam Serra à casa dos 39, 38%. No gráfico se vê a “barriga” que a curva de Serra faz entre o IBOPE de 20-22 de junho até o IBOPE de 26-29 de julho.

Só que à essa altura, Dilma já começava a abrir distância significativa, de quase 10 pontos. Além disso, a investigação da PF e MP, somada à blogosfera e twitter repercutindo as manipulações, o conseqüente risco de perda de credibilidade, e especialmente a falta de competitividade da candidatura Serra, tudo isso foi suficiente para que DataFolha e IBOPE deixassem de favorecer o tucano. Ao menos por enquanto…

É significativo o fato de que o DataFolha foi o último instituto a “abandonar Serra”. Isso nos diz muito sobre a Folha de São Paulo.

Vox e Sensus
Abaixo, você confere as pesquisas Vox Populi e Sensus. Observe que não há variações abruptas após a notícia de que seriam investigados por fraude nas pesquisas (linha preta). Algo muito diferente das IBOPE e DataFolha


http://www.sediscute.com/2010/08/os-3-padroes-de-manipulacao-das.html

http://www.sediscute.com/2010/07/ibope-datafolha-vox-ou-sensus-quem.html

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Os 3 padrões (de manipulação?) das pesquisas IBOPE e DataFolha E OUTROS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Teste Padrão para Combos
» Qual o padrão do reggae?
» Posição dos Pickups
» [Dúvida] Afinação do Baixo quando as Guitarras estão em D#
» Warwick Limited Edition 2001 (Audio e Fotos)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RA D IOHE_A D/B_RA S IL :: OFF :: Idioteque em todo canto-
Ir para: