RA D IOHE_A D/B_RA S IL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RA D IOHE_A D/B_RA S IL

Fórum Brasileiro da Banda RADIOHEAD.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 OK Computer - Análise faixa a faixa !

Ir para baixo 
+4
Mat
Les
s2 Cillian Murphy s2
Fladson
8 participantes
AutorMensagem
Fladson
On a Friday
On a Friday
Fladson


Número de Mensagens : 52
Localização : Natal
Data de inscrição : 17/07/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 5:24 pm

Olá gente,

sou novo aqui no fórum, e amo o Radiohead assim como vcs, não conhecia o fórum, e to muito feliz em ter descoberto, mas o assunto não é esse...

Descobri um post de um cara, faz um tempo já, com a análise faixa-a-faixa do Ok Computer.

não sei se vcs jah viram, cara, é FODA !

tah ai o link

http://www.evenancio.com/2008/09/especial-radiohead-ok-computer.html

vocês tem q ver.
(me falem o q acharam e vamos dar os parabéns ao cara.)

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
s2 Cillian Murphy s2
OK Computer
OK Computer
s2 Cillian Murphy s2


Número de Mensagens : 1031
Idade : 29
Localização : Cillian Murphy City
Humor : Love Cillian Murphy
Data de inscrição : 07/01/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 6:51 pm

Por isso que Climbing up the Walls é a minha preferida do OK COMPUTER.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cillianmurphy.love.com
Les
The Bends
The Bends
Les


Número de Mensagens : 545
Data de inscrição : 16/04/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSex Jul 17, 2009 9:16 pm

Muito legal o artigo, mas é uma impressão bem pessoal do autor. Claro que o álbum adequou-se perfeitamente a aquele momento de final de século, a revolução que estávamos vivendo em virtude da tecnologia, a letras soam bem proféticas, mas se pegarmos o que o autor das letras, Thom Yorke, disse em vários momentos, alguns detalhes daquelas interpretações já caem por terra.

Por exemplo, sobre Let Down, realmente fala sobre transportes e a opressão que sentimos no meio do caos urbano, é uma letra até óbvia, mas o Thom disse que teve a idéia da música depois de sair de uma festa muito doida e quando ele estava no banheiro ele ficou imaginando o que aconteceria se as pessoas ficassem penduradas pelas garrafas daquilo que estavam bebendo... (let down and hanging around.... vai entender...).

Karma Police é sobre um chefe que ele teve e o tom não tem nada de lição de moral, ele já disse que é uma sátira, um exagero na reação à certas coisas mundanas, como o 'corte de cabelo da menina'.

Se não me engano Paranoid Android ele já citou como sendo sobre a queda do Império Romano, e que os jornalistas/críticos não precisavam se preocupar em relação à parte em que ele fala sobre as opiniões que não contam, não era sobre eles, que eles estavam sendo arrogantes pensando que ele daria um recado tão direto, tipo, ele não perderia tanto tempo com eles ao ponto de endereçar algo em uma canção de forma tão contundente...

O Turista vem da idéia do Jonny que, uma vez, viajando por Paris, ficou impressionado com a pressa com que os turistas andavam pela cidade, praticamente deixando de aproveitar o que tinham em virtude de quererem ver e fazer tudo ao mesmo tempo. Fala sobre os turistas patetas que vão para lá e para cá e no final nem aproveitam direito os passeios.

Fitter Happier são frases que o Thom dizia para si mesmo naquela época em que ele estava começando a ficar meio aloprado. Não adiantou, ele ficou totalmente aloprado depois da turne, mas isso é outra estória...

Lucky foi composta em dois dias se não me engano, foi gravada em seis horas por que era algo especial para aquele LP beneficente. O Thom teve a idéia básica de relatar a alegria de alguém que sobreviveu a um acidente de avião. Era uma música sobre felicidade absoluta, e o que poderia exemplificar a sorte e felicidade mais absoluta do que sobreviver a um acidente de avião (pelo menos na cabeça do Thom)?

Basicamente, na mente do Thom Yorke as idéias para as músicas vieram de formas bem mais simples e casuais. Ele filosofou muito menos do que muita gente que ouve o álbum, não que isso tire qualquer mérito ou a genialidade e contemporaneidade do trabalho de Yorke e do Radiohead. Muitas vezes artistas que estão muito à frente de seu tempo vêem as coisas mais longe, de forma intuitiva (falando do próprio Thom, ele não é a mãe Dinah mas já previa a queda do sistema bancário americano no Meeting People is Easy, por exemplo cyclops ).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.thomyorkebr.webs.com
Mat
Amnesiac
Amnesiac
Mat


Número de Mensagens : 3142
Idade : 33
Localização : Bahia
Humor : amnesiquiano
Data de inscrição : 27/06/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSáb Jul 18, 2009 10:08 pm

Quando eu digo q "Ok computer" é kafkiano ninguém acredita. err
Ir para o topo Ir para baixo
Dnn.
OK Computer
OK Computer
Dnn.


Número de Mensagens : 1407
Localização : Porto Alegre
Humor : Zorra Total (piadinha retardada )
Data de inscrição : 19/06/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSáb Jul 18, 2009 10:13 pm

Les escreveu:


Basicamente, na mente do Thom Yorke as idéias para as músicas vieram de formas bem mais simples e casuais. Ele filosofou muito menos do que muita gente que ouve o álbum, não que isso tire qualquer mérito ou a genialidade e contemporaneidade do trabalho de Yorke e do Radiohead. Muitas vezes artistas que estão muito à frente de seu tempo vêem as coisas mais longe, de forma intuitiva (falando do próprio Thom, ele não é a mãe Dinah mas já previa a queda do sistema bancário americano no Meeting People is Easy, por exemplo cyclops ).

Isso é verdade,muita gente fica falando HORAS sobre suas teorias de interpretação mas talvez por tras tenha uma coisa muito simples...

Mas o Ok computer é meio complexo '-'
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 1:17 am

Eu acho Les, sinceramente, que o Thom brinca e ironiza com as explicações, tipo decora uma resposta "compreensível" pra dar, muitas vzs acho que ele brinca, parece que bola a resposta pra o que em inspiração de artísta, nem ele saberia explicar, fora que zoa msm, muitas vzs! Quase nunca a resposta dele pra mim, da conta do sentido do som. Tipo Karma Police msm, a explicação dele é que seria contra uma espécie de vigilância ao que é inerente ao ser humano e não se pode mudar, tipo as pessoas serem punidas por algo que nelas não se poderiam modificar mudar, ok, tá muito bem explicado, agora "Phew. for a minute there, I lost myself" não parece dizer muito mais que só isso?
O que acho no geral, q ue não se deve pedir a um autor, seja lá do que for, pra explicar a inspiração, vai além dele, muito vzs! Ele vai baratear, com certeza, a obra sempre vai dizer mais que ele.
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 1:23 am

Só pra constar, gostei das análises do Evandro, são muito boas msm, eu acrescentaria algo em Airbag, mas ele analisa muito bem sim!
Ir para o topo Ir para baixo
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador
Radiohead Brasil


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 1:40 am

Também acho que ele ironiza muito, é tipico até, e sinceramente, não levo a sério quando ele fala da propria arte. Ele usa da ironia, da fuga em retoricas simplistas as vezes para esconder uma questão relevante. Não quer q o velem a sério para ele não soar arrogante, uma especie eu diria de complexo ainda, do tipo, "quem sou eu pra mudar o mundo?".
Ir para o topo Ir para baixo
Les
The Bends
The Bends
Les


Número de Mensagens : 545
Data de inscrição : 16/04/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 1:53 am

Também concordo que há muita ironia na forma como ele descreve certas músicas, mas também acredito em sinceridade quando ele se surpreende com a forma profunda com que certas coisas atingem as pessoas. Claro que muito do que está escrito nas letras é tão pessoal que ele nunca iria revelar completamente o que o levou, que tipo de emoção ou experiência o impelriram a colocar aquilo em uma canção, mas também acredito naqueles tipos de "acidentes". Será que Da Vinci sabia o impacto que a Monalisa teria quando a pintou? Com certeza não, o que não tira a genialidade da obra. Será mesmo que Thom pensou tão profundamente ao escrever Paranoid Android, uma música que durava mais de 10 minutos e que eles tiveram que "picotar" para ficar do jeito que ficou?

Como eu disse, muitas vezes , para quem ouve, uma peça toma uma importância que em um primeiro momento o autor não visava, pelo menos não conscientemente. Não que isso aconteça com todas as letras, óbviamente. Algumas são obra da inspiração e do talento puro. Outras, obra do acaso (um acaso visionário, mas acaso).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.thomyorkebr.webs.com
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 2:06 am

Exato!
Como em The Tourist, ele conta a inspiração, a coisa do correria dos turistas em Paris, mas o som fala tão mais que isso, não? Ele até chora num show a interpretando, não acho que choraria por turistas correndo, rsrsrs. São tanta imposições na vida, tanta coisa fervendo em nossas mentes que as vzs vc só precisa ouvir um alerta "idiot, slow down, slow down" não é?
Há maioria dos que escrevem sobre ela, não a encaixam no contexto OKC, alguns simplesmente "ah ela foi escrita pelo Jonny, por isso destoa do resto", discordo muito disso, eu vejo perfeitamente hj ( há algum tempo tbm entrava nessa de achá-la diferente) onde a letra dá sentido aos demais sons.
Ir para o topo Ir para baixo
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador
Radiohead Brasil


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 9:11 am

Nooossaaaaaaa sem tem uma letra e um som profudamente coerente com o OKC na minha opnão é The Tourist!

E mellhor, ela dialoga com Airbag ainda e fecha o disco de forma reflexiva. Genial.

Desculpa, mas não acho que a somos nós que enchergamos demais são alguns simplistias que observam de menos e o Thomas ajuda eles com sua fina ironia de nerd.
Ir para o topo Ir para baixo
Les
The Bends
The Bends
Les


Número de Mensagens : 545
Data de inscrição : 16/04/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 1:30 pm

Então... mas é aí que vem aquela pergunta pentelha que sempre me faço: será que eles planejaram? pensa comigo, será mesmo que a linearidade que a gente percebe, de Airbag a The Tourist, abertura e fechamento, foi intencional? Não sei... não acho que sou simplista ao interpretar, e nem levo ao pé da letra o que o Thom fala, mas não consigo enxergar OK Computer como uma obra fechada. E é justamente por isso que acho o álbum tão genial, meio que um Frankenstein sabe, que foi sendo montado como um quebra-cabelça meia boca e no final nos revelou uma figura perfeita.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.thomyorkebr.webs.com
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador
Radiohead Brasil


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 2:36 pm

Mas OkC não é uma obra fechada (pra mim) é uma obra com uma tematica solta que gira e que tem corencia dentro uma visão espontanea, sem a preocupação "vamos fazer um disco conceitual"

Eu mesmo (claro sem comparar) faço poemas onde parece que algumas partes não dialogam, que estão de fora, mas não, pq parto do principio de uma tematica, me solto nela sem rigidez, vou divagando, vou me desenrolando sobre ela, é inconsciente, é percepção do artista.
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeTer Jul 21, 2009 12:40 am

Eu acho que não na composição, Les, mas na hora de organizar os sons eles, devem buscar uma harmonia entre eles, não?
Eh isso que o Leno descreve, acredito que um cara que vá escrever sobre um tema, tipo pensando na idéia OKC, pra mim todos os sons partem da msm, eu acho que é normal uma estar ligada a outra, é o "momento" do cara, acho natural harmonizar e tal.
Agora, não acho que dê pra relacionar simplesmente a idéia de "fast German car" de Airbag com o "Slow down" do The Tourist não, pra mim elas não se combinam assim, hein?! A minha intuição diz que The Tourist fecha o ciclo todo de inquietações existencias da mente de OKC, eventualmente esse ciclo se inicia em Airbag, mas TT fecha tudo, não só ela, não acham?
Ir para o topo Ir para baixo
Les
The Bends
The Bends
Les


Número de Mensagens : 545
Data de inscrição : 16/04/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeTer Jul 21, 2009 12:53 am

Bom, essa é uma discussão complexa por que vai da sensibilidade de cada um para interpretar a sequência presente em OK Computer. Talvez eu é que seja pragmática e simplista demais, sei lá. rsrs A gora, pensando no que a Ruth postou, posso entender The Tourist fechando o 'ciclo' todo por que, se o álbum é sobre a alienação que a modernidade trás, o que a canção pede em sua frase principlal? Man, slow down. Nesse caso ela não é mais reflexiva, ela é conclusiva.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.thomyorkebr.webs.com
Mat
Amnesiac
Amnesiac
Mat


Número de Mensagens : 3142
Idade : 33
Localização : Bahia
Humor : amnesiquiano
Data de inscrição : 27/06/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeDom Jul 26, 2009 8:08 pm

Kid a! Kid a! Kid a! Kid a! Kid a! Kid a! Kid a!

É como chegar no meio da torcida do corinthias e gritar "São Paulo! São Paulo!"

Rs!rs! Brinks..........
Ir para o topo Ir para baixo
Faust Arp
OK Computer
OK Computer
Faust Arp


Número de Mensagens : 1472
Data de inscrição : 13/08/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSeg Ago 17, 2009 12:16 pm

Concordo com muita coisa que foi dita aqui, mas eu acho que o artista não deve explicar qual o sentido da sua obra, já li uma vez e não lembro o autor e ele dizia mais ou menos assim: "A arte depois de pronta não pertence mais ao artista". Pertence agora a nós os interlocutores, expectadores, leitores, o artista já terminou o trabalho dele e não tem porque explicá-lo e isso é interessante na arte, a interpretação. Quanto maior e melhor uma obra mais sensações ela causa na pessoa que está do outro lado. Tem algo melhor pro Thom do que ver que no íntimo ele não quis dizer tantas coisas mas foi ouvido muito além do que se esperava dizer?
Ir para o topo Ir para baixo
Mat
Amnesiac
Amnesiac
Mat


Número de Mensagens : 3142
Idade : 33
Localização : Bahia
Humor : amnesiquiano
Data de inscrição : 27/06/2009

OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitimeSeg Ago 17, 2009 8:45 pm

É, realmente ouvir interpretações é bem gostoso para um artisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





OK Computer - Análise faixa a faixa ! Empty
MensagemAssunto: Re: OK Computer - Análise faixa a faixa !   OK Computer - Análise faixa a faixa ! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
OK Computer - Análise faixa a faixa !
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RA D IOHE_A D/B_RA S IL :: RADIOHEAD :: Interpretações das Letras-
Ir para: