RA D IOHE_A D/B_RA S IL

Fórum Brasileiro da Banda RADIOHEAD.

InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

[1995] The Bends

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Rafa-RH
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3928

MensagemAssunto: [1995] The Bends   Ter Set 22, 2009 9:52 am

THE BENDS

Escrito por Radiohead
Produzido por John Leckie
Mixado por Sean Slade & Paul Q. Kolderie, John Leckie & Radiohead.
Arte por Stanley Donwood & The White Chocolate Farm

FAIXAS:

01 Planet telex
02 The bends
03 High & dry
04 Fake plastic trees
05 Bones
06 Nice dream
07 Just
08 My iron lung
09 Bullet proof..I wish I was
10 Black star
11 Sulk
12 Street spirit [Fade out]

If I get old, I will not give in. But if I do, remind me of this.
Remind me that, once, I was free. Once, I was cool; once, I was me.

w.a.s.t.e. central

Última edição por Rafa-RH em Ter Set 22, 2009 9:52 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rafa-RH
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3928

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Ter Set 22, 2009 9:52 am

Resenha
por ziggystardust93

O The Bends de 1995 mostra claro amadurecimento da banda em relação ao cd anterior(Pablo Honey, de 1994, seu debut). O cd é recheado de sucessos da banda. Inclusive um desses sucessos pode ser colocado ao lado de Creep como um dos maiores da banda: Fake Plastic Trees. Apesar de não trazer a inovação que viria a predominar nos álbuns posteriores,The Bends mostra uma banda mais madura e de sonoridade mais refinada,como em Street Spirit,que fecha o álbum.

A faixa de abertura,Planet Telex,mostra como a banda evoluiu em relação ao uso das guitarras,trazendo um riff simples mas bem atmosférico,assim como no resto da música.The Bends é uma das músicas que se mantém no set list da banda até hoje,possui um riff eficiente e guitarras inspiradas ao longo de toda a faixa.

High and Dry é um dos singles da banda que possui videoclipe e é bem suave e,de certa forma,pop se comparada a outras músicas da banda. Fake Plastic Trees,como já foi dito anteriormente,é um dos maiores sucessos da banda,perdendo (talvez),apenas para Creep.Bones possui guitarras bem destacadas e refrão marcante.Nice Dream,é uma música que traz atmosfera bem tranquila(que parece remeter a seu próprio título) e um riff,de certa forma melancólico,no violão. Just é um dos singles da banda e possui videoclipe com um final que deixa muita gente curiosa até hoje(há teorias sobre o que o protagonista do videoclipe fala no final,inclusive). Além disso,a música possui um dos riffs mais poderosos da banda,muitíssimo bem executado por Jonny Greenwood (multi-instrumentista,assim como seus companheiros de banda).

My Iron Lung possui riff cativante e variações de intensidade ao longo dela,sendo mantida no set list da banda até hoje também. Bullet Proof...I Wish I Was é bem tranquila e mostra a capacidade da banda de fazer músicas calmas,bonitas mas evitando refrões pegajosos e/ou melosos como muitas outras bandas costumam fazer. Black Star possui introdução com um riff que vai sendo aumentado de volume até o momento em que Thom Yorke começa a cantar e possui, além do refém,um refrão interessante. Sulk possui estética que pode ser encontrada em Bullet Proof...I Wish I Was,por exemplo, mas com um refrão mais arrastado e com pequenas variações de intensidade ao longo dela.

E,para finalizar,Street Spirit(citada anteriormente) traz um Radiohead atmosférico e intenso em sua melancolia.Alguns não gostam da faixa devido a seu refrão,porém não deixa de ser mais uma belíssima faixa da banda de Oxford.

If I get old, I will not give in. But if I do, remind me of this.
Remind me that, once, I was free. Once, I was cool; once, I was me.

w.a.s.t.e. central
Ver perfil do usuário
s2 Cillian Murphy s2
OK Computer
OK Computer

Número de Mensagens : 1031
Humor : Love Cillian Murphy

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Nov 07, 2009 8:50 pm

Amo esse album, Fake plastic trees uma das musicas que mais viciei do Radiohead, Just e My Iron Lung sao empolgantes tbm!! o clipe de Just me empolga demais. E o que fala de Street Spirit?! uma musica que me aliena por completo!! o Clipe entao, sem comentarios! Street Spirit uma das minhas top das top!!!!!! AMOOOO
Ver perfil do usuário http://www.cillianmurphy.love.com
Skanker
KID A
KID A

Número de Mensagens : 2250
Humor : Com preguiça de floodar

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Nov 07, 2009 8:53 pm

Lucas Alienado

Ahh, My Iron Lung tem um significado extraodinário pra mim I love you

Última edição por Skanker em Ter Jan 05, 2010 3:16 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

Número de Mensagens : 3142
Humor : amnesiquiano

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Jan 02, 2010 10:52 pm

Esse disco tem faixas indicutíveis em relação a beleza, mas quanto ao todo, ele não me agrada nem um pouco. Deixa a desejar, eu penso, e como todo mundo sabe, fica medíocre perto dos seus posteriores.

Sei que existem fãs que morreriam pra ouvir "Black star" ou a "The bends" ao vivo, sei que tem gente que defende com argumentos ferrenhos o quão bonitinho esse disco é, e merece atenção e tal, mas a verdade é: As pessoas só dizem isso pq sabem da qualidade do restante do material.

Neutral
Ver perfil do usuário
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1539

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Dom Jan 03, 2010 4:14 pm

Discordo Mat.

Radiohead poderia terminar a carreira em The Bends q seria uma banda lembrada até hj.

The Bends não deve pra nenhum disco dos Radiohead, na minha opnião é claro.

Suas faixas mostram um radiohead mais confessional, algo visto talvez, só em In Rainboww novamente.

Radiohead é uma banda de várias variantes e todas tem a sua importancia.

Dizer q discos como Amnesiac é melhor que The Bends por ser mais vanguarda é ignorar um lado presente no próprio amnesiac e um fato que a banda compoe albuns conforme estão como pessoais e não por meros caprichos estéticos.

=]
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Seg Jan 04, 2010 4:56 pm

Ah, leno, na boa, bitcho! Se Radiohead terminasse no "The bends" eu certamente ainda iria idolatrar gente como Pink Floyd e dizer que os Emerson, lake and palmer foram os maoires gênios do rock inglês.

jocolor
Ver perfil do usuário
Faust Arp
OK Computer
OK Computer

Número de Mensagens : 1472

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Seg Jan 04, 2010 5:15 pm

Eu concordo com o Leno, e acho que é apenas seu gosto Mat....o Bends não tem apenas canções "bonitinhas", o Bends é um dos degraus, um dos 15 steps...sem a base a estrutura desmorona...não tem sustentação, estamos falando de uma obra, não falamos de discos soltos, tudo isso faz parte de um todo...então The Bends é tão importante como qualquer outro, tem quem ache o melhor álbum da banda, tem quem ache o Kid A ou o OK-C, isso diz respeito à apreciação e identificação de cada pessoa....mas como importância inclusive para a banda, acho que deve ser a mesma que qualquer outro álbum.
Ver perfil do usuário
Faust Arp
OK Computer
OK Computer

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Seg Jan 04, 2010 5:26 pm

p.s.: Queria o Radiohead poder começar com um Amnesiac...mas não se começa do nada....não se cria asas de forma sobrenatural, as coisas não são criadas espontaneamente...felizmente...como evolução enquanto artista, e você sabe disso Mat, tem que se buscar influências, tem que se enveredar por um caminho e depois por outro...vejo apenas o Bends e Amnesiac como caminhos(talvez distintos) que partem do mesmo ponto...o Bends deu fundamento ao OK-C, Kid A, Amnesiac, HTTT, IR. Bom, você tem todo o direito de não gostar do album mas subestimar ele, acredito que não. yhumbsup
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Ter Jan 05, 2010 12:11 pm

Ah, entendo o seu ponto de vista thami, aliás bela metáfora das asas, mas acredito também que essa maturidade espontânea varia de artista pra artista. Falando do rock, veja o Led zeppelin: Os primeiros discos são geniais, mas os últimos deixam a desejar, veja Beatles: Os primeiros são popinhos mixurucas, os últimos influenciaram toda a cena do rock progressivo.
O radiohead pode até ter essa "escada" de estrutura, que sem o "The bends" não funcionaria, mas dizer que ele tem o mesmo, "o mesmo, o igual, a mesma importância" que o "Amnesiac", por exemplo, acho exagerado.

Respeito a posição de vcs, claro.

Razz
Ver perfil do usuário
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Ter Jan 05, 2010 12:54 pm

"os últimos influenciaram toda a cena do rock progressivo"

é o dizem...

Mas tenho outra visão.
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Ter Jan 05, 2010 5:00 pm

qual é tua visão, cara? Shocked
Ver perfil do usuário
AlanaWH
The Bends
The Bends

Número de Mensagens : 590

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Ter Jan 05, 2010 6:54 pm

acho que de qualquer jeito, se o amnesiac "influenciou" ou não vai da cabeça de cada um.
Quer dizer, um cara realmente bom pode se basear no The Bends e criar O DISCO da história de todos os discos.
Depende do que está na cabeça dele.
e na minha mente, só na minha, eu acho o The Bends tão bom quanto o Amnesiac
Ver perfil do usuário
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qua Jan 06, 2010 9:20 am

Tb penso assim Alana.

Se formos análisar a escrita do Yorke, encontramos traços parecidos em todos os albuns, Coisas que envolvem "vôo" como Ripcord no Pablito, Bones (peter pan) em The Bends, a sugestão de vôo em Lucky, o flutuar em HTDC, até de alguma forma em I Might Be Wrong e Dollas Cents (de forma mais doentia) passando por Sail To The Moon e Where End and you begin ou na própria sugestão de Scartterbrain segundo nos "arco-íris" de Reckoner...

Então análisar o disco só por sonoridade é se limitar (na minha opnião é claro)

Amnesiac é meu disco de cabeceira desde 2001, teria q deixa-lo de ouvi-lo por uns 3 anos para outro disco superar minha audiência nele, mas o fato "vanguarda" não torna ele melhor que Bends, Bends e Amnesiac fazem parta do mesmo universo do poeta Thom Yorke, as sonoridade diferentes apenas são frutos de momentos diferentes, mas o mesmo Thom que melancoliza-se com o efemero em Fake Plastic é o mesmo que está desolado em HTDC e assim vai...
Ver perfil do usuário
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qua Jan 06, 2010 9:55 am

E sobre a influencia sobre o rock progressivo é delicado Caro Mat.

Os Beatles não inventaram a polvora, enquanto eles produziam sua obra prima, existia banda tanto na inglaterra (pink Floyd por exemplo) quanto na alemanha (Amoon Dull e Klaus Shulze) já produzindo trabalhos e gente antes até produzindo psicodelias e depois viria a ser chamado de "progressivo".
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qua Jan 06, 2010 4:33 pm

Ah, gente.
VAi dizer que o Thom já nasceu um super poeta?????
Putz! Dizer que ele escreve tão bem, ou da mesma forma, no The bends para o Amnesiac é uma coisa desesperadora. kkkkkk
Pra mim, não escreve não! Kkkkkkk

Dizer que letras como: "Bones" ou "Sulk" estão no mesmo nível poético de uma "You and whose army" é tenso.

kkkk

Ah, e leno, Beatles foi fundamental sim na estrutura do prog rock, pelo menos na realidade da inglaterra.

Laughing
Ver perfil do usuário
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qua Jan 06, 2010 4:48 pm

Foi? huahuhahuau

Bones é tão boa quanto qualquer letra tanto de Kid A quanto de Amnesiac.
Só os versos finais, já estão entre os melhores da poesia do Thomas.

E, Caro amigo, será q vc entendeu a questão? ninguem disse q ele nasceu um grande poeta, e sim que a sua linha de pensamento está destiada em todos os albuns.

É muito contraditório vc citar You And Whose Army e não citar Just por exemplo ou My Iron Lung, não que seja a mesma coisa é claro mas ambas absorvem o mesmo sentido raivoso de thomas, apenas as canções são diferentes.

Agora, se vc só ouve a melodia ou pq é vanguarda, entao, não há nada mais pra discutir.

P.S não estou tentendo te convercer a gostar de Bends, não acho q o disco precise da minha defesa, mas apenas evidenciar os pontos controversos da tua crítica.

yhumbsup
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qua Jan 06, 2010 10:19 pm

Epa!
Eu não disse que analiso só a melodia num disco ou canção.
Pera aê!! Eu não disse isso! kkkk

Eu saquei a tua idéia, cara. " linha de pensamento está destiada em todos os albuns." Sim, claro. Mas, há uma evolução visível na sua estrutura poética. É evidente que ele evoluiu, aprendeu, cresceu.... Vc não acha?
Ver perfil do usuário
Skanker
KID A
KID A

Número de Mensagens : 2250
Humor : Com preguiça de floodar

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qua Jan 06, 2010 10:52 pm

Eu acho que são formas diferentes de compor... A evolução foi exatamente essa, aprender novas maneiras de compor e talz, foi isso que o Stipe "ensinou" pra ele, mas não que o The Bends seja inferior aos outros, não... Acho que isso é muito pessoal, de preferir um ao outro...
Ver perfil do usuário
Faust Arp
OK Computer
OK Computer

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Qui Jan 07, 2010 12:21 am

É claro Mat, mas essa "evolução", até que ponto eu posso dizer dela? Até que ponto uma letra como You And Whose Army pode ser comparada com Street Spirit, como posso valorar ábuns de contextos históricos diferentes? Como posso analisar o Thom, ou a escrita dele dentro de períodos distintos sem pressupor que cada fato da vida exterior e é claro seus traços psicológicos certamente irão contribuir para que ele reaja de forma distinta. Como compor sobre flutuar abaixo do Liffey em 95, sem nunca se quer tido a sensação abstrata desse poder, nem se quer ter mergulhado tão afundo dentro de si mesmo e visto que nada estava certo...em Bends o Thom tem seus fantasmas, o Thom tece o que sente com a mesma intensidade e verdade que no Amnesiac, isso sim importa. Qual o melhor? O que é considerado vanguarda? Isso realmente tem tanta relevância?
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sex Jan 08, 2010 11:20 pm

Meu Deus!! eu não disse que eu gosto do amnesiac pq é "considerado" vanguarda, nem tou dizendo que street spirit é feia, não, não! Adoro essa música. Sempre deixei claro que gosto de algumas faixas do disco, mas ele como um todo não me agrada.
E pra mim é coerente sim dizer que, o thom aprendeu, cresceu e amaduresceu sua escrita... Wink
Ver perfil do usuário
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Jan 09, 2010 8:36 am

Mat, vc parace que se contradiz a cada linha...

Q bom que ele ainda "imaturo" escreveu letras fabulosas como Street spirit.

Que ele amaduce, isso absolutamenete elementar caro Mat.
Mas para isso, precisou compor peças confessionais como as 12 faixas de The Bends, escritas em sua maioria na beira da estrada, entre a pressão de compor algo a frente de Pablo Honey e mostrar que não eram uma banda de um hit só. Pressão assim que foi repetida no genial Hail To The Thief, engraçado mat, ANOS DEPOIS...
Ver perfil do usuário
Faust Arp
OK Computer
OK Computer

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Jan 09, 2010 11:20 am

Mat escreveu:
Meu Deus!! eu não disse que eu gosto do amnesiac pq é "considerado" vanguarda, nem tou dizendo que street spirit é feia, não, não! Adoro essa música. Sempre deixei claro que gosto de algumas faixas do disco, mas ele como um todo não me agrada.
E pra mim é coerente sim dizer que, o thom aprendeu, cresceu e amaduresceu sua escrita... Wink

Eu também não disse que você falou isso, eu apenas falei que sua crítica ao Bends cai na conjuntura do gosto, na minha opinião é claro, é claro que você escreve de forma diferente com o decorrer do tempo, só quis mostrar que comparar é tolice, eu não concordo quando se critica um disco isoladamente sem analisar a história por trás dele, é uma análise superficial, você interpreta literalmente, e pode cair numa armadilha...Bones? O Thom se pergunta se você já olhou na cara de alguém e imaginou como é o seu esqueleto por baixo, desvendar a alma de uma pessoa, quantas pessoas nós olhamos e tentamos enxergar como são por dentro? Tenta ver o Bends além das aparências, não olha as canções isoladamente, aliás tenta ver o Radiohead como um todo, aí você perceberá que o Bends não é só um disco com músicas "bonitinhas".
Ver perfil do usuário
Mat
Amnesiac
Amnesiac

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Jan 09, 2010 5:28 pm

Well, o senhor Yorke não é o primeiro nem o último artista a sofrer pressão pra criar....
Não precisa o drama, na boa.
"The bends" não é o Magnus opus do Radiohead, nunca será.... Acho que eu posso comparar essa obra dentro de todoas as outras, e acho que ela perde feio.
Assim como, o Machado de Assis de Quincas borba é superior ao Machado de Iaiá Garcia.

Smile
Ver perfil do usuário
Faust Arp
OK Computer
OK Computer

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Sab Jan 09, 2010 8:33 pm

Blz Mat...chegamos ao ponto final dessa discussão. Você considera que The Bends não é um grande álbum, tudo bem, Kid A é o seu álbum favorito, ok também, sua opinião, assim como a minha é totalmente relativa por que tenho uma visão diferente, vejo cada artista como um todo, mesmo que não goste de tal obra eu não digo que é inferior, por que arte tem um conceito relativo, cultural e portanto mutável, se não fosse não haveriam tantos movimentos, tantas escolas, movimentos de vanguarda que buscavam quebrar com a estética anterior, ou os que buscam trazer de volta estéticas do passado. Não estou defendendo o Bends, não é meu álbum favorito e eu aprendi que conceitos como bom, mal, superior e inferior são e podem ser altamente questionáveis, apenas isso....respeito sua opinião ao gostar mais do Kid A só não achei coerente você falar que ele é superior ao Bends.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [1995] The Bends   Hoje à(s) 11:01 pm

[1995] The Bends
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Bed Language
» Que Squier é esse?
» Giannini Jazz Bass
» Clube Hartke - adm. pelo SILVIAO