RA D IOHE_A D/B_RA S IL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RA D IOHE_A D/B_RA S IL

Fórum Brasileiro da Banda RADIOHEAD.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Airbag

Ir para baixo 
+9
Mat
Lily
Rebeca
Lina_Yara
Mrs Marmite
Radiohead Brasil
Gabriel
Rafa-RH
ruth
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 8:42 am

eu tenho q começar a fazer as minhas próprias traduções
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 12:04 pm

O problema Rafa é que traduzir e interpretar não é a msm coisa. Traduzir é fácil, vai lá no google ou pega seu Oxford(um dos melhores) e pronto. Agora, se vc só traduz, vc vai fazer coisas do tipo "I'm back to save the universe" e traduzir " voltei pra salvar o universo" e dizer "que cara metido", se não entender em que contexto o verso está, entende?
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 12:06 pm

ruth escreveu:
O problema Rafa é que traduzir e interpretar não é a msm coisa. Traduzir é fácil, vai lá no google ou pega seu Oxford(um dos melhores) e pronto. Agora, se vc só traduz, vc vai fazer coisas do tipo "I'm back to save the universe" e traduzir " voltei pra salvar o universo" e dizer "que cara metido", se não entender em que contexto o verso está, entende?


então, é isso que eu quero dizer

eu tenho que começar a fazer minhas próprias traduções pq pegar uma tradução assim qualquer não dá, não induz a interpretação alguma
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 12:14 pm

Bom, em geral eu não acho produtivo traduzir, pq vc tem que pegar a idéia no contexto em que ela se encontra, nem sempre tem um correpondente em português, se vc usar o Oxford (não estou ganhando nada pelo merchan), pega em inglês-inglês, daí vc vai ler a explicação no contexto da lingua. Um exemplo que guardei de qdo era adolescente e fazia traduções bem capengas "Kingdom come", traduzindo pro português, "vinda do Reino", que diabo seria isso? Daí muuuuuuito mais tarde fui descobrir que isso corresponde, não é msm coisa, a idéia é parecida ao nosso dia "juízo final", agora, não faz idéia em qtos lugares ví isso e fiquei sem entender nada letra pq tinha a expressão...
Ir para o topo Ir para baixo
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 12:53 pm

é, traduzir literalmente às vezes é um problema...
uma vez postaram uma tradução da versão antiga de bangers n mash:
"im having a ball" ficou "estou tendo uma bola"
o que pensaram do thom numa hora dessas? hahaha
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 12:59 pm

que ele é aleijado?

nem sei se escreve assim ¬¬
Ir para o topo Ir para baixo
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 1:21 pm

eu não sei se uma pessoa que tem um testículo só é considerado aleijado, mas...
eu tinha pensado num thom com catapora, ou bolhas crescendo no corpo ou algo assim
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 1:57 pm

Olha onde fomos parar,rsrs! Eu conheci um cara que perdeu um testículo com uma bolada, ele era bem complexado, nem sei pq, se ele não contasse só algumas pessoas saberiam, rsrsrs!

É a msm bola do 15 Step "won't take my eyes off the ball again", eu acho,rs, no sentido de foco!
Ir para o topo Ir para baixo
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 3:13 pm

ah, o de 15 step sim.
seu amigo que devia sair cantando essa música aí hahaha
se descuidou da bola, deu no que deu.

existe o rumor tbm que o hitler era monobola, né? um bode arrancou na mordida confused
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Out 30, 2008 10:21 pm

Eita bode burro, teve a chance de arrancar as duas, rsrsrs! Hum, acho que o bode era judeu, descobrimos de onde saiu a intolerância do bigodinho! rs
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSex Out 31, 2008 1:46 pm

Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Lina_Yara
Administrador
Administrador
avatar


Número de Mensagens : 532
Idade : 38
Humor : todos, ao mesmo tempo!
Data de inscrição : 29/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 02, 2008 12:20 pm

Ruth, vc postou no tópico errado, 15 Step é em outro, aqui é AIRBAG, HAHAHAH
Mas tb, com o rumo q o assunto tomou, rsrsrsrsrsqualquer um se confunde, fica tonto.
Ir para o topo Ir para baixo
https://radioheadbrasil.forumeiros.com
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 02, 2008 4:19 pm

Verdadeeeeeeeee!
Não vou apagar, vou passar pra lá então, rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
On a Friday
On a Friday
Gabriel


Número de Mensagens : 76
Idade : 31
Localização : São Paulo
Humor : OHRLY?
Data de inscrição : 10/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 5:56 pm

Hitler era boleta?
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 6:32 pm

Gabriel escreveu:
Hitler era boleta?


hã?
Ir para o topo Ir para baixo
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 6:37 pm

esse tópico super se desvirtuou, gentem!
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
On a Friday
On a Friday
Gabriel


Número de Mensagens : 76
Idade : 31
Localização : São Paulo
Humor : OHRLY?
Data de inscrição : 10/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:50 pm

Rafa-RH escreveu:
Gabriel escreveu:
Hitler era boleta?


hã?

Quem não tem bola.
Ir para o topo Ir para baixo
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:52 pm

pra mim boleta era droga de se ingerir tipo pílula e talz... i might be wrong though

é, eu ouvi dizer que ele era boleta, monobola, unisaco, desticulado, chame como quiser
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
On a Friday
On a Friday
Gabriel


Número de Mensagens : 76
Idade : 31
Localização : São Paulo
Humor : OHRLY?
Data de inscrição : 10/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:53 pm

God. Talvrz isso explique o bigodinho.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 7:10 am

e airbag hein?
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeQui Nov 06, 2008 11:32 pm

Boa pergunta, Rafa!
rs
Claro que o Thom dá aquela explicação de que nunca foi salvo por um airbag, que as máquinas são coisas loucas de usar e tal, mas, a mim não explica a letra, o som tbm é sinistrão, não acham?
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
On a Friday
On a Friday
Gabriel


Número de Mensagens : 76
Idade : 31
Localização : São Paulo
Humor : OHRLY?
Data de inscrição : 10/10/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 11, 2008 12:50 pm

Airbag é a música agora que eu descobri que junto com o riff inicial do Jonny tem um cello tocando.
Ir para o topo Ir para baixo
Lily
The Bends
The Bends
Lily


Número de Mensagens : 617
Localização : fim do mundo
Humor : … working out chaotic things …
Data de inscrição : 19/12/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 01, 2009 6:14 am

Cara! Vocês são loucos! São 5:30 da manhã e eu não sei se falo que o Hitler era meio capado mesmo (segundo um exame médico do exército) ou se agradeço que o Airbag salvou as bolas do Yorke (se bem que ele ficaria mais simétrico, não?).
Bom, vou acrescentar pegando emprestado (roubado) de todo mundo.
Nos versos “In the neon sign/Scrolling up and down/I am born again” não seria o ato de criação, e aí não teria a ver com “nascer para o mundo” pra além dos problemas individuais, e a partir da tentativa de entender o mundo (do sinal de neon – bem concreto, bem real e público, OKC é o aqui-agora), na escrita de uma música o artista re-nasce? Lembrei até de um curso que eu fiz bem rasteiro sobre sei lá o que de filosofia, em que a única coisa que eu lembrei é que o professor falou que a palavra “conhecer” em francês é a que mais guarda ainda do sentido em latim que é “nascer com”, alguém aí manja de francês? Porque eu não lembro mais. Então o artista (no caso o Thom) estaria dizendo que nasce de novo pro mundo nesse ato de abrir os olhos e sair do sono mais profundo dos inocentes (aquele “s” é um cifrão Ruth?, faz sentido, porque afinal é mais fácil dormir inocentemente numa casa rica, né?) o que seria talvez até uma ironia (um homem de mais de 20 anos se mancar que o mundo vai além dele) e tentar criar algum entendimento, algo positivo além da perplexidade, e dessa tentativa de interpretar (“nascer para o mundo”, como todo sujeito nasce para o objeto, assim como o objeto nasce pro sujeito no ato de reconhecimento – ah! Eu lembrei da aula!) ele vem para salvar o mundo, porque, sei lá, se não for ele quem seria? Como na historinha do beija-flor que tenta apagar um incêndio? Pelo menos ele vai tentar fazer a parte dele dentro de um carrão alemão fodão, porque agora ele tá rico e influente. Enfim o cara estaria renascendo como artista e pessoa, nunca mais músicas de punheta (Thinking about you) ou amor não correspondido adolescente, enfim Thom cresceu. Aê! Eu acho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.waste-central.com/profile/Lily80
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 01, 2009 5:54 pm

Fora a questão das bolas e das punhetas Razz , tenho intuição que é por aí Lily cheers.E é um cifrão sim!
Ficou meio confuso, vc não dividiu as idéias (talvez por causa do sono),tem informações importantíssimas, a coisa do renascer , muito interessante!
Será que vc teria paciência pra reescrever isso, would you, please????
Ir para o topo Ir para baixo
Lily
The Bends
The Bends
Lily


Número de Mensagens : 617
Localização : fim do mundo
Humor : … working out chaotic things …
Data de inscrição : 19/12/2008

Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 03, 2009 12:32 am

Ai, é o meu problema com as virgulas, Ruth. Vou tentar.
Os versos “In the neon sign/Scrolling up and down/I am born again” acho que tem a ver com a recriação musical. A banda estaria renascendo a partir da tentativa de entender o mundo (do sinal de neon – bem concreto, bem real e público, OKC é o aqui-agora), no processo criativo o artista re-nasce.
Então o artista (no caso o Thom) estaria dizendo que nasce de novo pro mundo nesse ato de abrir os olhos e sair do sono mais profundo dos inocentes. Acho que o Thom está sendo irônico e sarcástico consigo mesmo quando fala em sono dos inocentes, afinal um homem de quase 30 anos não tem direito de ser inocente como uma criança, ele tem que se mancar que o mundo vai além dos problemas dele.
Então, no OKC (embora nos outros discos também, mas não tanto) o objetivo artístico é não mais tratar de problemas tão pessoais, e sim tentar criar algum entendimento, algo positivo além da perplexidade, e dessa tentativa de interpretar há uma recriação da banda, um renascimento, o “nascer para o mundo” é a percepção de que o mundo existe para além de você mesmo.
O que eu tentei dizer antes sobre os verbos conhecer e nascer: conhecer em latim e ainda em francês quer dizer literalmente "nascer com", ou seja, é uma relação dialética entre sujeito e objeto do conhecimento, o sujeito (artista) percebe o objeto (mundo), mas essa é uma relação dialética porque a percepção do sujeito não é objetiva e sim subjetiva, tanto o sujeito quanto o objeto são ativos na criação de conhecimento (o objeto interfere na percepção que o sujeito tem do objeto e transforma o sujeito que cria o conhecimento), por isso que se diz que o sujeito e o objeto nascem juntos no processo de criação de um entendimento. O artista nasce para o mundo, assim como o mundo nasce para o artista, o ato de criação artística transforma o artista. E aqui morre meu conhecimento de epistemologia.
De resto é o que eu já tinha escrito e não dá pra dizer de forma melhor.
Airbag abre o disco, então ela pode ser entendida como um cartão de visitas da banda, e lembrando que antes do disco ser produzido a banda quase acabou, não foi? Enfim eles estavam quase para se esborrachar num desastre artístico, Airbag seria o próprio OKC, um airbag que salvou a banda da morte artística.
Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.waste-central.com/profile/Lily80
Conteúdo patrocinado





Airbag - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Airbag   Airbag - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Airbag
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» An Airbag Saved My Life
» Como assassinei Airbag
» Airbag cover by Christopher O'Riley

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RA D IOHE_A D/B_RA S IL :: RADIOHEAD :: Interpretações das Letras-
Ir para: