RA D IOHE_A D/B_RA S IL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RA D IOHE_A D/B_RA S IL

Fórum Brasileiro da Banda RADIOHEAD.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Os segredos das músicas

Ir para baixo 
+8
Skanker
Mrs Marmite
Barsan
diegopl
Rebeca
ruth
Rafa-RH
gpeddino
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Lily
The Bends
The Bends
Lily


Número de Mensagens : 617
Localização : fim do mundo
Humor : … working out chaotic things …
Data de inscrição : 19/12/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 24, 2009 10:17 am

Gui, esse tópico é maravilhoso! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.waste-central.com/profile/Lily80
Chloe
Sem gravadora
Sem gravadora
Chloe


Número de Mensagens : 13
Idade : 34
Localização : IN RAIN/BOWS
Data de inscrição : 24/03/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 24, 2009 7:51 pm

nossa cara vc manja muito!
ta afim de me explicar como funciona 15 step? é tudo sampler?

uau haha quando crescer quero ser que nem você (ou te colocar na minha banda hahaha)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.twitter.com/kloowie
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 25, 2009 12:47 am

valeu, folks! ^^

15 Step é simples... a batida eletronica tá armazenada num laptop que fica fora do palco, e o Jonny a controla por meio de uma pedaleira MIDI da Behringer. O efeito do final quem faz é o Ed, com o um sampler mesmo. E no final o Jonny enche a guitarra dele de efeitos, tipo delay e algum tipo de flanger.
Ir para o topo Ir para baixo
diegopl
The Bends
The Bends
diegopl


Número de Mensagens : 829
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Humor : Feliz
Data de inscrição : 30/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 25, 2009 4:59 pm

Em House of Cards é a mesma coisa? É absurda a quantidade de barulho que ele faz com a guitarra. Até bater na coitada ele bate hehehe. Eu vi que ele usa uma moeda para tocar (a moeda estava brilhando na mão dele smile )... tipo... não entendi muito bem isso, não é a mesma coisa que tocar com uma palheta??? faz alguma diferença??
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 25, 2009 5:20 pm

Faz sim! A palheta é de plástico e a moeda é de metal, portanto o som resultante do contato com a corda vai ser diferente (com a moeda vai soar mais "metálico", mais frio, talvez). O Brian May do Queen, por exemplo, só toca com moedas. Isso faz parte do som característico de cada guitarrista.

Em House of Cards é a mesma coisa... o Jonny e o Ed usam muito o feedback da guitarra pra criar ambiência e atmosfera nas músicas, e HOC é um grande exemplo. Quando o Jonny bate na guitarra com as cordas soltas e bem perto do amplificador, o som vibra e ecoa, criando aqueles efeitos estranhos no fundo da música. É uma maneira bem incomum e experimental de tocar guitarra, já que muita gente se limita a tocar as notas e pronto.
Ir para o topo Ir para baixo
diegopl
The Bends
The Bends
diegopl


Número de Mensagens : 829
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Humor : Feliz
Data de inscrição : 30/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 28, 2009 8:17 pm

Mas uma perguntinha biggrin

Como o Jonny faz aqueles barulhos aleatórios com a guitara no fim de My Iron Lung?? Ele também faz ao vivo no finzinho de 2+2=5 e em algumas partes de Just.
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 28, 2009 10:49 pm

Acho que nas três músicas ele usa um Digitech Whammy, que, entre outras coisas, faz o áudio recebido subir/descer em uma oitava. Com isso o Jonny consegue aquele som super-agudo, aí ele fica tocando várias notas aleatórias e bem rápido, pra fazer aqueles barulhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Lily
The Bends
The Bends
Lily


Número de Mensagens : 617
Localização : fim do mundo
Humor : … working out chaotic things …
Data de inscrição : 19/12/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 28, 2009 10:59 pm

e Paperbag Writer?, essa música pra mim é louquíssima no som wacko , com que aparelho é feito aqueles sons que criam todo o clima de tensão? e a voz do Thom foi modificada nela?

outra coisa: o Jonny usa alguma coisa além do joelho pra apoiar a guitarra quando toca Pyramid Song?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.waste-central.com/profile/Lily80
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeDom Abr 05, 2009 1:09 pm

gpeddino escreveu:
Faz sim! A palheta é de plástico e a moeda é de metal, portanto o som resultante do contato com a corda vai ser diferente (com a moeda vai soar mais "metálico", mais frio, talvez). O Brian May do Queen, por exemplo, só toca com moedas. Isso faz parte do som característico de cada guitarrista.

Em House of Cards é a mesma coisa... o Jonny e o Ed usam muito o feedback da guitarra pra criar ambiência e atmosfera nas músicas, e HOC é um grande exemplo. Quando o Jonny bate na guitarra com as cordas soltas e bem perto do amplificador, o som vibra e ecoa, criando aqueles efeitos estranhos no fundo da música. É uma maneira bem incomum e experimental de tocar guitarra, já que muita gente se limita a tocar as notas e pronto.

pra mim, isso e o jonny abraçadinho com a guitarra no começo são as únicas coisas que fazem de HOC uma música interessante.

gui rules!!
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 17, 2009 7:48 pm

Lily escreveu:
e Paperbag Writer?, essa música pra mim é louquíssima no som wacko , com que aparelho é feito aqueles sons que criam todo o clima de tensão? e a voz do Thom foi modificada nela?

Essa música não tem muito segredo... o clima de tensão vem mais daquele trecho de orquestra que fica repetindo ao longo da música, e da linha de baixo. O resto é só batida eletrônica e algum sintetizador. A voz do Thom me parece normal, mas com uma grande carga de reverb (que dá a sensação de distância).

Citação :
outra coisa: o Jonny usa alguma coisa além do joelho pra apoiar a guitarra quando toca Pyramid Song?

Até onde eu sei, só o joelho mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
Lily
The Bends
The Bends
Lily


Número de Mensagens : 617
Localização : fim do mundo
Humor : … working out chaotic things …
Data de inscrição : 19/12/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 18, 2009 1:15 pm

aquele som aereo é orquestra?! blink

hum, bem lembrado: Colin lascando no baixo hiper apimentado. colin dance rockout

valeu Gui yhumbsup
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.waste-central.com/profile/Lily80
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador
Radiohead Brasil


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 9:12 pm

Tópico massa! agora q vi...

Vc falou no show em 2001 em Paris, show antologico por sinal, Podes me falar sobre os efeitos na Guitarra do Jonny em Packt Lake Sardines nesse show?

e In Limbo, há dois compassos ao mesmo tempo nessa música?

e subterranan Homesiack Alien? oq acha da guitarra do Jonny?
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2009 4:59 am

L escreveu:
Tópico massa! agora q vi...

Smile

Citação :
Vc falou no show em 2001 em Paris, show antologico por sinal, Podes me falar sobre os efeitos na Guitarra do Jonny em Packt Lake Sardines nesse show?

Eu diria que aqueles efeitos etéreos vêm do Roland Space Echo... um delay de fita que funciona em rack (e não em pedal). É uma daquelas caixas embaixo do teclado e do Ondes... Ele também usa o Roland pros barulhinhos em Exit Music, por exemplo.

Citação :
e In Limbo, há dois compassos ao mesmo tempo nessa música?

Precisamente! Os versos são em 6 por 4 (ou uma combinação de compassos de 4 por 4 e 2 por 4), enquanto o refrão (I'm on your side...) é em 4 por 4 normal.

Citação :
e subterranan Homesiack Alien? oq acha da guitarra do Jonny?

Eu diria que também é obra do Space Echo... é interessante ver a atmosfera que o efeito aplica, essa sensação de sons se entrelaçando na distância...
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2009 8:12 am

ai, queria sacar de música huh
Ir para o topo Ir para baixo
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador
Radiohead Brasil


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 30, 2009 9:16 am

Ah rafa, essa é a parte de som, sacamos oq é pra ser sacado, a essencia da arte do som deles...=]


Qual a música na sua opnião tem os efeitos que vc mais gosta? a mais complexa nessa parte de, podemos dizer, engenharia sonora? e o nigel, oq acha dele? =]
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 5:03 am

Gosto muito do método deles de criar texturas, criando aqueles efeitos etéreos em músicas como HTDC, por exemplo. Gosto muito da manipulação vocal em EIIRP, também... é algo essencialmente simples e arrasador.

Acho que o Nigel tem muita influência sobre a obra dos caras... ele é pro Radiohead o que o George Martin foi pros Beatles, não só um mero produtor.

Mas é um pouco triste ver a relação de quase dependência que a banda criou com ele... É como se não tivessem rumo sem o Nigel...
Ir para o topo Ir para baixo
Radiohead Brasil
Administrador
Administrador
Radiohead Brasil


Número de Mensagens : 1539
Localização : Andrômeda
Data de inscrição : 10/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 9:31 am

Não sei, eu já acho diferente nesse sentido.

Não diria que é uma relação de dependencia de forma negativa, e sim, acredito que a banda não veja nenhuma razão (a não ser pelo mero luxo de experimentar) trabalhar com outro engenheiro.

antes do IR eles até tentarem lá com o engenheiro de som da Bjork. Mas o Nigel é da casa, é amigo, entende o processo. Eu acho assim...

Ele usa o Ondas Martenot em Optimistic? em Treefingers o som é da guitarra sampleado?

Pull Revollving Door ou The Gloaming?

Sabes os efeitos usados no Baixo de Dollars And Cents e Myxomatosis?

muita pergunta?

=]
Ir para o topo Ir para baixo
Mat
Amnesiac
Amnesiac
Mat


Número de Mensagens : 3142
Idade : 33
Localização : Bahia
Humor : amnesiquiano
Data de inscrição : 27/06/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 07, 2009 12:00 pm

Lenos o q é aquele "negoço" q o jonny toca m "jigsaw scotch mist version"?

ele usa ambém em "The national anthem" e "Where i end and you begin"... sabe? cheers
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 6:08 pm

Citação :
Ele usa o Ondas Martenot em Optimistic?

Até onde eu sei, não... tudo guitarra.

Citação :
em Treefingers o som é da guitarra sampleado?

Sim. O Ed ficou brincando com efeitos na guitarra, o Thom gravou e editou, até chegar no resultado final.

Citação :
Pull Revollving Door ou The Gloaming?

É pra escolher uma das duas? The Gloaming por causa da letra. auhuhauha

Citação :
Sabes os efeitos usados no Baixo de Dollars And Cents e Myxomatosis?

Eu acho que é um tipo de distorção fuzz, mas não sei indicar qual...

Citação :
Lenos o q é aquele "negoço" q o jonny toca m "jigsaw scotch mist version"?

É o French Connection. Falei sobre ele lá na primeira página.
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 8:04 pm

Gui, pra que serve aquele aparelhinho que o Ed usa em 15 Step, parece que ele tem que se movimentar com ele, o que é aquilo, vc sabe?

isso:
Os segredos das músicas - Página 2 ED
Ir para o topo Ir para baixo
gpeddino
Sem gravadora
Sem gravadora
gpeddino


Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/02/2009

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeSáb Jul 11, 2009 10:47 pm

É um SP-303 da BOSS, Ruth. É um sampler onde estão guardados aqueles sons de sintetizador que soam ao final da música. Aquela luzinha vermelha atrás indica o receptor sem fio, que possibilita que o Ed possa andar com aquilo enquanto aperta os botões.

Os segredos das músicas - Página 2 Top_L
Ir para o topo Ir para baixo
Mrs Marmite
OK Computer
OK Computer
Mrs Marmite


Número de Mensagens : 1841
Idade : 34
Humor : I twitch and I salivate
Data de inscrição : 07/10/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 12, 2009 11:57 am

então os sons já estão prontos lá, ele só solta na hora? chama sample isso, né?

(viu ruth, eu falei que ele saberia! ahisehioase)
Ir para o topo Ir para baixo
Rafa-RH
Administrador
Administrador
Rafa-RH


Número de Mensagens : 3928
Idade : 35
Data de inscrição : 30/03/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 12, 2009 1:14 pm

mas nao deve ser exatamente esse pq pelo q vejo é mais largo
Ir para o topo Ir para baixo
ruth
Administrador
Administrador
ruth


Número de Mensagens : 4147
Data de inscrição : 10/04/2008

Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitimeDom Jul 12, 2009 4:04 pm

Rafa é um desenho, não está nas dimensões exatas!

Que legaaaal Gui, mas então ele anda pq pode, não pq seja necessário, né?
Vc não sabe o que pensei, achava que ele filmava o show, rsrsrs, depois desconfiei que não pois, era sempre em 15 Step, rsrsrsrs?!

Eh Debs, o Guilherme é um arsenal de informações, tá louco viu!!!

Valeuuuu Gui!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os segredos das músicas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os segredos das músicas   Os segredos das músicas - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os segredos das músicas
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RA D IOHE_A D/B_RA S IL :: RADIOHEAD :: Equipamentos / Instrumentos / Técnicas-
Ir para: